(Esta review vai ser feita pela -DF e -R).
Anteriormente em Pretty Little Liars:
As inseguranças e a actual situação de Hanna (o facto de se enfrascar de álcool como não houvesse amanhã) continuam a atormentá-la quando Alison se muda para casa dela enquanto o seu pai está fora da cidade.
Dessa forma, forçada a viver com a única pessoa que tenta evitar a todo custo, Hanna e Caleb envolvem-se cada vez mais nos caminhos do álcool e Hanna acaba em uma situação complicada. Zac, o noivo de Ella, dá em "cima dela", dando-lhe até o seu número de telemóvel. Enquanto isso, Aria não acredita na confissão de Hanna e descuida-se das suas tarefas como madrinha.
Por outro lado, Spencer e Emily colocam-se numa situação de risco quando seguem uma pista perigosa sobre Bethany, a rapariga morta encontrada na sepultura de Alison.
O que aconteceu no episódio desta semana:
"Marcha de Crimes", 5x09: Caleb e Hanna continuam envolvidos no alcoolismo, Aria confessa a Ella o que Hanna lhe disse, o que leva ao fim do noivado, Emily descobre novas informações sobre Alison e Noel, Spencer faz uma descoberta no oftalmologista e Jenna e Byron regressam a Rosewood.
O facto de Alison ter contratado Noel para arrombar a casa de Ashley Marin está a criar ainda mais conflitos entre as Liars. Podemos notar assim que Alison é capaz de fazer qualquer coisa para se beneficiar e fugir impune de culpas.
Posto isso, o episódio começa com uma discussão entre Alison, Spencer, Emily e Hanna. A Rainha das Mentiras culpa as restantes amigas de não a ajudarem e de a espiarem e que por esse motivo teve que recorrer a Noel, pois estava a ficar "sem opções". Aliás, a melhor forma de fazermos alguém acreditar que fomos realmente raptadas, é contratar uma pessoa para arrombar a casa da nossa melhor amiga para fazermos a policia acreditar que estamos a ser perseguidas. És um génio do mal, Alison!
Enquanto Emily está a ir para casa depara-se com Noel dentro do carro a ouvir uma gravação com a voz de Alison "Não posso continuar com isso. Tens que me encontrar a meio do caminho. É muito perigoso e eu não vou arriscar mais, ok? Shana, por favor, não discutas mais comigo sobre isso."
Neste momento sabemos que Noel tem Alison na mão. Mas o que será que Alison tem contra Noel?
Depois de Hanna dizer à sua mãe que não vai à festa de noivado de Ella e Zack, Ashley descobre que ela continua a refugiar-se no alcoól para esquecer os problemas. Todos sabemos o quanto Ashley já passou nesta série e temos imensa pena que uma das nossas mães preferidas esteja a levar um baile de Alison, embrulhado em mentiras.
Enquanto isso, Ella e Aria são interrogadas pela detective Tanner. O que parecia ser um interrogatório sobre o arrombamento à casa das Marin, acaba por ser uma lista de perguntas sobre a relação amorosa entre Aria e Ezra.
Acredito que neste ponto, com todas as mentiras e segredos envolvidos, Alison esteja com medo de perder as suas amigas e ainda com mais medo que elas não corroborem na sua história. Por esse motivo Alison diz a Spencer "Se uma de nós cair, todas caem, e -A ganha". O que por outras palavras é o mesmo que dizer: "Nem se atrevam a deixar-me na mão porque se o fizerem a próxima pessoa a ser enterrada viva nesta cidade serão vocês as 4"!.
Por outro lado, Emily encontra-se com o treinador de natação para acertarem os últimos pormenores sobre o seu novo emprego: Treinadora Auxiliar da equipa de natação da Escola Secundária de Rosewood. Durante a conversa, Emily repara num dossier que diz: Atribuição de Cacifos para Rapazes.
Não é tarde nem é cedo. Emily consegue descobrir onde é o cacifo de Noel e rouba-lhe as chaves do carro. O objectivo? Tirar o gravador com as cassetes que ouviu a noite passada. O resultado? Bem-sucedida. Mas não foi apenas o gravador que Emily descobriu no carro de Noel. Diversas fotografias de Alison dos últimos dois anos em que ela esteve viva com alguém vestido à militar foram encontradas num envelope.
Antes da ida ao oftalmologista, Spencer decide passar na casa de Caleb, ou deverei dizer, na gruta de Caleb?
Spencer claramente já não aguenta ver Hanna a auto-destruir-se e a continuar de braços cruzados e portanto resolve fazer uma visita ao mundo de Caleb, um mundo onde nascem cervejas em cada canto, no qual existem roupas espalhadas em cada centímetro quadrado e onde se cultiva coisas estranhas dentro de panelas.
Spencer tenta explicar a Caleb que Hanna mudou completamente desde a sua chegada. A realidade é que -A voltou, Alison voltou e Hanna embebeda-se a meio do dia. Desesperada pela amiga, Spencer relembra Caleb que eles costumavam dar força um ao outro, relembra-o de sempre achar que ele foi a melhor coisa que aconteceu na vida de Hanna e agora... agora ela não entende o que se está a passar.
De volta à escola, Alison e Hanna têm novamente um pequeno confronto. Nunca se viu tantas discussões entre as liars durante todas as temporadas, como se tem visto nestes primeiros 9 episódios. Como Alison diz e bem: "O nosso grupo está a cair aos pedaços".
Mas esta discussão é interrompida com a chegada de uma das personagens mais misteriosas de Rosewood: Jenna Marshall! Nesta altura, a cena incide-se entre Alison e Jenna.
Alison lamenta-se pela morte de Shana, mas como sabemos, Alison não consegue ter coração por muito tempo e por isso a real intenção vem ao de cima: uma pergunta que Alison já queria fazer há muito tempo. "Ela foi minha amiga antes de te conhecer. Como fizeste Shana virar-se contra mim?".
A melhor resposta que Jenna poderia dar: "Eu não fiz. Foste tu que fizeste". E foi exactamente essa a resposta que ela deu!
Mas a parte mais engraçada de todo o episódio vem agora. A banda sonora Spelles - Bird on a Cage leva-nos para o oftalmologista. Spencer entre num mundo desfocado e enublado, com duplos telemóveis, duplas mãos e duplas Jennas!
Sim, duplas Jennas! Spencer liga rapidamente para Emily, pedindo-lhe para ir ter com ela ao médico, pois algo de muuuuito estranho está a acontecer. "Emily! Jenna está aqui com outra Jenna!".
Mas o muito estranho aconteceu quando no gabinete do médico Spencer vê em letras a bold: "CAN U C ME YET A" = Can you see me yet? -A = Já me consegues ver? -A
Já na casa dos Montgomery, Aria e Zack ajudam nos preparativos para a festa de noivado e conseguimos perceber que Aria começa a falar de Hanna com Zack de propósito, para ver se nota alguma reacção da parte dele. Será que o que Hanna lhe disse tinha algum fundo de verdade? Nós sabemos que sim!
-D
De regresso ao oftalmologista, Emily encontra-se com Spencer e as duas tentam, de estranhos óculos escuros colocados, dar início a uma sequela do filme MIB - Man in Black, possivelmente chamada Liars in Black. Jenna e Sidney, que vêem sair do consultório médico, serão os extraterrestres.
Emily apercebe-se que algo de errado se passa entre Sidney e Jenna – as duas conhecem-se e estão a trabalhar juntas – e que a amiga lhe mentiu. Acaba por fazer inúmeras perguntas, às quais apenas Jenna responde, porque Sidney está completamente em pânico.
A sequela do MIB acaba por não ser feita, porque Shay Mitchell não passa na fase de castings.
De volta à casa de Caleb, vemos mais uma cena em que as garrafas de cerveja fazem mais uma participação especial. Hanna conta ao namorado que o noivo de Ella se insinuou a ela. Caleb acredita na sua palavra e pretende protegê-la.
Na casa dos Montgomery, a cena inicia-se com Aria a olhar-se ao espelho, para as pessoas continuarem a dizer que é por isso que ela tem um distúrbio de personalidade. Sim, porque quem se olha ao espelho é claramente psicótico.
Ella entra no quarto da filha e rejubila por ela não estar a usar estampado de animais. As duas têm uma conversa aborrecida e é então que Aria a alerta sobre Zack e lhe pergunta se ela se quer mesmo casar. Sofregamente, Ella pergunta à filha se se passou alguma coisa inapropriada entre ela e o noivo. Ninguém pode culpar Ella. É que a Aria envolve-se com toda a gente. Mas desta vez não calhou. Aria conta à mãe o que se passou entre Zack e Hanna e Ella, cabisbaixa, confidencia que já não é a primeira vez que isto acontece.
Agora fora de ironias, senti-me bastante mal pela Ella. Ser traída duas vezes por dois homens que ama não é fácil. Ainda por cima, tal aconteceu sempre com mulheres mais novas.
Para finalizar, gostei bastante do vestido formal da Aria. É exuberante, bem ao seu estilo, mas, ao mesmo tempo, e conhecendo a sua personalidade, simples.
No Brew, Caleb pede explicações a Zack. O noivo de Ella conta-lhe que Hanna é que ficou interessada nele, mostrando-lhe um bilhete alegadamente escrito por ela, que diz “Desculpa se fui tímida. Eu prometo que te vou compensar”. Contudo, Caleb não acredita no que lê e esmurra Zack.
De volta a casa, Caleb mostra o bilhete a Hanna e os dois concluem que foi “A” quem o escreveu e que foi por isso que Zack entrou no carro de Hanna. Será que foi mesmo “A”?
Entretanto, Emily dirige-se para o seu carro, com o intuito de ir à festa de noivado de Ella e Zack, mas Sidney impede-lhe os planos. A rapariga parece genuinamente embaraçada e conta-lhe que conheceu Jenna na altura em que ela estava na escola de cegos, onde era voluntária. Quando soube que Alison ia voltar a Rosewood, Jenna pediu-lhe que a viesse proteger. E Sidney, como não tem vida própria, veio.
Isto é o pontapé de saída para um dos melhores momentos do episódio. Sidney mostra-se arrependida, pois não pensava que Emily fosse “uma pessoa tão decente”, porém a interlocutora não mostra comiseração para com ela: Emily avisa-a, com ódio, de que vai aceitar o cargo de assistente de treinadora para controlar todos os movimentos de Sidney e para garantir que irá sofrer as consequências por a ter enganado.
Este foi um dos raros momentos em que gostei de ver Shay Mitchell a representar. Talvez ela sempre consiga um papel na sequela do MIB.
Outro momento de grande tensão liga-se, como não poderia deixar de ser, a Spencer. A rapariga vai ao anexo esconder os documentos que roubaram a Noel. Todavia, repara que está a ser observada. É então que pega num ferro e desvenda a pessoa que a está a mirar: Noel.
O rapaz quer a sua tralha de volta, mas Spencer – e nós – queremos respostas. É então que Noel lhe conta que tem andado a reunir provas de que Alison não foi raptada para as usar contra ela, caso a rapariga o queira, algum dia, prejudicar. Noel também conta que esteve em casa dos Cavanaugh quando tudo explodiu e dá a ideia de que pode ter sido Alison a rebentar a casa, para se ver livre dele.
Numa outra cena intensa e muito boa, vemos Hanna a despejar garrafas de álcool – sendo isto um sinal de que está a melhorar. Aria surge e conta-lhe que a festa de noivado foi cancelada, já que Zack é basicamente um pervertido.
Hanna conta-lhe que foi “A” que o fez agir de forma menos apropriada. Aria, que já nem se lembrava que “A” existe e que está contra ela, sente-se um tanto ao quanto abençoada por saber que, de vez em quando, a entidade misteriosa se lembra que ela existe, e returque que não interessa o que “A” fez, mas sim o comportamento de Zack.
As duas acabam por se abraçar, com Hanna lavada em lágrimas. Fazem as pazes.
Em casa das Marin, Ashley e Alison coscuvilham acerca do facto de Ella ter cancelado a festa de noivado. É então que a mãe de Hanna recebe uma chamada da polícia, dizendo que capturaram o raptor de Alison!!
Antes de passarmos para uma cena interessante, vemos, em casa dos Montgomery, que Byron está vivo! É verdade. Para quem não sabe, o actor que faz de pai de Aria foi o realizador do episódio e, pelos vistos, decidiu dar um ar da sua graça também à frente das câmaras. Basicamente ele aparece para dizer à Ella que provavelmente eles vão voltar a fazer as pazes e reconciliar-se.
Na polícia, vemos Alison a analisar o raptor a ser interrogado pela polícia e chegamos à conclusão de que ele não é raptor coisa nenhuma, porque é demasiado bem-parecido. Ele deve ser um modelo que se enganou na morada para o casting onde ia, acabando por ter ido parar à esquadra da polícia.
Agora a sério: É provável que tenha sido Alison a contratá-lo. O seu testemunho bate certo com os depoimentos da Liar. Mas ninguém aceita ir para a prisão a favor de outra pessoa. Será que Alison já conhecia aquele homem e está a fazer chantagem com ele, obrigando-o a mentir? Eu acho que sim.
Na cena final, “A” está no oftalmologista e ouve a gravação de Alison, que Noel anteriormente estava a ouvir. Será que Noel e “A” estão a trabalhar juntos?
Desculpem lá o sarcasmo nesta review, mas hoje acordei inspirado. Este foi um episódio muito bom, quando avaliado apenas nesta temporada. Estou ansioso por saber mais acerca da história do alegado raptor! E vocês?
-R