Pretty Little Liars PORTUGAL _ Translate

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Review do episódio 5x10!

(Esta review vai ser feita pela –DF e –R).
Anteriormente em Pretty Little Liars:

Caleb e Hanna quase que entram para os alcoólicos anónimos; Aria confessando a verdade a Ella, faz com que a mãe termine o noivado com Zack; Emily descobre que Noel tem fotos e gravações do tempo em que Alison esteve desaparecida; Spencer junta-se a Hanna e a Caleb porque começa a ver a dobrar.


O que aconteceu esta semana:
Alison esteve sob pressão para identificar o homem que alegadamente a raptou: Cyrus. O que ninguém sabia é que Alison viveu e partilhou momentos românticos com este mesmo homem enquanto esteve desaparecida.
Fartas das mentiras de Alison, as quatro liars estão decididas a ir à polícia contar toda a verdade sobre o seu alegado “rapto”.


Cyrus Petrillo. Este é o nome do homem acusado como sendo o raptor de Alison DiLaurentis. A história dele corresponde com a de Alison. Mas em Rosewood apenas confessar não chega. Oficialmente, a vítima tem que identificar o arguido em causa. Tem 48h para o fazer, depois disso, ele pode sair livre. Tick-tack Ali, o relógio não pára!


Apesar da pressão das liars para Alison não enviar um homem inocente para a prisão, esta diz à polícia não saber quem é o homem que a raptou, pois esteve o tempo todo vendada.
- Spencer: “Tu disseste que não sabias?”
- Alison: “Eu esteva vendada, lembras-te?”
- Spencer: “Sinto muito, mas nós precisamos lembrar-te que esse sequestro nunca aconteceu?”


A discussão começa em torno das liars. Pela primeira vez desde o começo da temporada, todas elas encontram-se do lado oposto de Alison, frente-a-frente, como de um desafio se tratasse! Ali está a levar as coisas longe de mais… quase que começa a acreditar na sua própria mentira. Mas Alison tem um plano, ela tem sempre um plano! Obviamente, diz ela, foi –A quem armou esta confissão. Por isso, se Cyrus pensar que vai preso pelo rapto, elas podem segui-lo até –A  e aí a procura pela identidade de –A, acaba finalmente.


Mas num momento brilhante, Aria pergunta: “Óptimo! Nós ganhamos o jogo e descobrimos quem é –A. O que acontece quando nós perdemos?”
Um, dó, li, tá. A escolhida para ir convencer Alison a não identificar Cyrus é Emily. Claro que vão escolher a apaixonada pela Ali para a fazer mudar de ideias. Tipico.


Ao mesmo tempo, Spencer decide esconder em sua casa os envelopes com as fotografias e as gravações de Alison no suposto tempo em que ela deveria estar sequestrada. Mas quando chega ao esconderijo por debaixo do sofá, dá-se conta que a gravação que Ali lhe deu e o exame médico desapareceram. Quem apareceu no momento exacto? Melissa!


Mas quando o telefone toca e ela atende, não é Emily que está do outro lado da linha. É a gravação de Alison. A gravação que desapareceu da sua casa. “Xeque-Mate. –A” A verdade é que Melissa sempre gostou de xadrez…
Enquanto Emily tenta convencer Ali a ilibar Cyrus, o pai de Alison pressiona-a, dizendo que ela vai ter que confessar de uma vez por todas que é ele. Afinal, não há tempo a perder.


Enquanto Aria tenta consertar todos os pedacinhos partidos do coração de Ella, Hanna só tem dois objectivos: limpar a casa de Caleb e arriscar e fazer audições para um solo. Mas esta limpeza física é também uma limpeza simbólica. Hanna está farta de viver apenas mais um dia na vida de Alison DiLaurentis. Quer recomeçar a pegar as rédeas da sua vida!


Spencer decide ir ter com Aria e mostrar-lhe o que descobriu com as camaras de vigilância: 24h antes de Cyrus confessar o rapto, Melissa encontra-se com alguém no jardim e entrega-lhe algo para a mão. Diz: “Faz isso. Confia em mim. Faz isso!”


Automaticamente, Spencer acredita que o homem do outro lado é Cyrus e que dessa forma Melissa está a entregar-lhe a história de Alison e decide que é tempo de expor toda a verdade, antes que seja Alison a expô-las a todas! Aria entra em pânico.” Então e sobre nova York?”, pergunta ela, “a verdade não conta muito quando vem de um grupo de mentirosos”.
De volta a Hanna, parece que não foi apenas ela quem decidiu arriscar na audição: Mona também.  Para quem pensava que Mona não sabia cantar, engana-se. Ela sabe, e muito! Mas a audição nunca chegou a acontecer. Quando iam a caminho, Mona desmaia e caí inconsciente no chão. Hanna, sobressaltada, faz de tudo para ajudar, e quando Mona lhe pede a sua mala, esta descobre que ela tem uma fotografia de Cyrus escondida! Mona nunca brinca em serviço… já devíamos estar habituados.


Na casa de Ezra, Aria põe-no a par da mais recente bisbilhotice sobre Alison e o seu raptor imaginário. Ezra decide que tem que se envolver na história, dizendo-lhe que tem que falar com Ali para lhe pedir para não incriminar Cyrus. Mas Aria fá-lo prometer que não vai. Aria continua apaixonada por Ezra e a ultima coisa que quer é vê-lo novamente envolvido nas mentiras de Alison.


Na casa de Alison, Ali confessa a Emily que conhece Cyrus. Eles viveram juntos num porão abandonado e foi ele quem lhe fez aquela cicatriz na perna. Afinal ele não a queria, queria apenas o dinheiro dela. Pelo menos houve alguém que a fez sentir como ela faz sentir todas as pessoas: inúteis.


Quando Emily encontra Spencer, esta diz-lhe que Alison não é perigosa, apenas está ferida e que é por isso que vem agindo assim! Ela não alinha no plano de se ir contar tudo à polícia. É impressionante o quão estupida e burra a Emily consegue ser quando se trata de expor quem Alison realmente é (desculpem a sinceridade). Virando o jogo, atira-lhe à cara que a verdadeira culpada é Melissa, pois foi ela quem deu as gravações a Cyrus.


-D

Mais adiante, no Brew, Ezra vê Alison e decide contrariar a promessa que fez a Aria, ou não seria ele o Ezra. Numa cena de tensão entre os dois, Ezra assume uma postura ameaçadora, que acaba por não atingir o seu auge porque o pai da rapariga aparece e afugenta-o. As coisas acabam por ficar ainda piores para Ezra quando repara que Aria o viu a falar com Alison e que se sente traída por ele. Mais uma vez.


Junto à polícia de Rosewood, Mona está a fazer das suas, localizando o telemóvel de Tanner. Inesperadamente, Hanna entra no carro dela e pede-lhe explicações. Mona diz-lhe que quer descobrir a verdade sobre o raptor. Quando Tanner sai da polícia, Mona confessa que não a quer seguir, mas sim a Cyrus.


De volta a Aria e Ezra, os dois discutem sobre Ezra não ter cumprido o que prometeu, enquanto Aria arruma no carro a tralha de Ella e Zack que foi buscar ao Brew. Ezra pede-lhe desculpa, mas Aria simplesmente vai embora. Acabamos por perceber que ela está tão irritada com ele, pelo facto de lhe ter mentido, devido ao que se passou entre a sua mãe e o noivo, que também a enganou.


Numa outra cena que captou a atenção de toda a gente, Spencer diz a uma creepy Melissa que vasculhou o seu computador e que sabe que ela tem estado à procura de destinos para viajar. Spencer acusa-a de querer fugir e Melissa confirma. Confessa também que ajudou Mona para Spencer perceber que Ali não mudou. Melissa mostra-se muito preocupada pelo facto de Ali estar perto de Spencer e propõe-lhe fugirem as duas do país. No meio da discussão, ainda há tempo para Spencer lhe perguntar acerca do seu segredo e de ela responder que os escritores ainda não o querem revelar já. Há-que fazer render o peixe.


Mais à frente, Tanner e Ali visitam o espaço onde alegadamente o raptor a manteu em cativeiro. A inspectora quer que a rapariga confirme que aquele é o espaço, de forma a poder prender o suspeito. É então que vemos um flashback, que deve ser todo ele uma grande mentira, pois no final percebemos que tudo isto foi arquitectado pela Alison. Contudo, não vos consigo dizer se há alguma coisa verdadeira nesta cena.


 Sabemos que há um quadro, que Alison viu anteriormente quando teve de tratar do funeral da sua mãe e que supostamente a fez recordar um passado traumático. E esse quadro está aqui, neste flashback. Mas se o flashback é toda uma mentira e se Alison não sofreu coisa nenhuma naquele espaço, é impossível que o quadro lhe traga más memórias. Memórias traumáticas de algo que nunca aconteceu. Portanto, das duas uma: Ou os escritores cometeram um erro, ou o quadro fez Alison lembrar-se de outra pessoa que talvez esteve com ela naquele espaço – e lhe fez mal – em vez de Cyrus.


Anyway, basicamente o que vemos nesta cena é Alison a apresentar Cyrus a uns figurantes seus amigos que depois a rouba juntamente com eles e lhe faz um corte na perna. No final, Alison confirma que se lembra daquele lugar: “Eu nunca poderia esquecer”, confidencia.


De volta ao carro de Mona, Hanna e a amiga protagonizam um momento de partilha sobre Alison de que gostei muito. Eu adoro ver a Hanna e a Mona juntas. Mona confessa que tem medo de Alison, sendo essa a razão de estar a movimentar-se contra ela. As duas acabam por ouvir Tanner a ordenar a não libertação de Cyrus. Tarde de mais.


Noutra cena, vemos Aria na sua vida aborrecida, que consiste em estar sentada ao telemóvel a desperdiçar todo o seu potencial. Ella entra e as duas conversam sobre Ezra. Aria confessa que quer poder confiar nele outra vez e recomeçar, mas que não pode, pois, como Ella lhe havia dito anteriormente, as pessoas não mudam. A dualidade mudança/ não-mudança foi, de facto, o tema deste episódio e é por isso que esta cena entre as duas faz sentido.


Contudo, Ella fá-la ver que as pessoas são capazes de mudar, pois elas mudaram – e até Byron mudou.
Paralelamente, Alison e o seu pai chegam a casa e encontram à sua porta Emily. Emily discute com Alison sobre ter identificado um homem inocente e decide também dizer-lhe que Aria não interessa para nada no que respeita à história de –A: “A Hanna partiu a perna por causa da –A (…), eu quase morri num elevador porque estava a tentar descobrir quem te tinha morto (…), a Spencer teve de ir para Radley por causa do que o teu desaparecimento nos fez.” E não disse nada sobre a Aria. Porque também não há nada para dizer. Enfim. Emily depois exlama que esteve contra toda a gente para defender Alison, mas que agora está farta dela e se quer afastar de vez. Finalmente, Emily! Obrigado!


Mais à frente, Hanna e Caleb metem-se aos amassos com Aria e Spencer ali ao lado. Spencer diz a Aria que Melissa deu a entender que –A tem algo terrível preparado para as Liars (menos para Aria, de certeza, a não ser que ela mate mais alguém, se calhar) e que o melhor é irem contar tudo à polícia. Emily entretanto aparece e diz-lhes que Spencer tem razão. Aria é a Liar que está mais preocupada com o plano da Spencer, pois não quer contar à polícia que matou alguém. É compreensível e tive bastante pena dela.


Antes da cena final de –A, Alison encontra-se com Cyrus, revelando que foi ela que preparou tudo: foi ela que fez um acordo com Cyrus para ele confessar que a tinha raptado, pagando-lhe por isso nesta cena. Segundo percebi, ele é apenas um borra-botas, sem ninguém, que encontrou Alison no seu caminho e com quem se envolveu. Ela acabou por tê-lo na mão ao descobrir um segredo seu. Afinal de contas, concluímos que, nos recomeços, há muito boa gente que não é capaz de mudar.


Melissa grava um vídeo confessando o seu segredo, dando a entender que pode vir a bater a bota um dia destes e –A dobra várias roupas da linha de moda “-A style” enquanto vê um programa sobre cães de raça perigosa. No meio de tanta roupa preta, dobra um avental de enfermeira, semelhante ao que Alison usou quando visitou Hanna no hospital, aquando do seu atropelamento.


O que acharam do episódio? Eu achei-o interessante no que toca à psique de Ali. A história do raptor também foi suficientemente forte para nos prender a atenção, mas não houve desenvolvimentos nenhuns.
-R

2 comentários:

  1. Eu penso que no final do episódio seja mesmo a Alison pois além do avental de enfermeira usado por ela, ela é a única que nos deu a entender que gosta de cães naquele episódio em que trouxeram um cão que a Mr.D tinha pedido antes de morrer,daí o programa sobre cães!!Beijnhos e parabéns pelo blog;)

    ResponderEliminar
  2. Eu tambem pensei nisso :))

    Muito obrigada pelo teu carinho! :D

    - DF

    ResponderEliminar