Pretty Little Liars PORTUGAL _ Translate

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

[Especulação] O significado da última cena de 4x18 "Hot For Teacher"

Lembram-se da última cena do episódio 4x18, Hot For Teacher? Nela, vemos -A sentada a uma secretária, com várias folhas coladas na parede, entre as quais as fotos que Jason tinha de Aria. Enquanto a figura retira os blocos de Wren de um envelope, ouvimos/ vemos uma cena de um filme chamado Dark Passage. A equipa do Pretty Little Liars PORTUGAL ficou intrigada com essa cena e com o seu possível significado e, qual Spencer dopada, decidiu pôr mãos à obra e investigar.
Vejam se concordam com as ilações tiradas.



Em primeiro lugar, convém explicarmos a cena que nos é mostrada. Nela, encontram-se três pessoas, presentes numa espécie de sala de operações improvisada: Um cirurgião plástico, o protagonista, que é a pessoa que acabou de fazer a cirurgia à cara e que, por isso, tem ligaduras à volta dela para a proteger, e um taxista e amigo do cirurgião, chamado Sam. Importa ainda referir que o protagonista, Vincent, fez a cirurgia para ficar irreconhecível. É que ele foi acusado injustamente de ter morto a mulher e fugiu da prisão para tentar provar a sua inocência e vingar-se do assassino. E, na qualidade de fugitivo, é sempre bom que não nos reconheçam.
A ideia da cirurgia plástica partiu, na verdade, de Sam, que simpatizou com Vincent quando lhe deu boleia no seu táxi.
Posto isto, feita a cirurgia, o doutor, Walter Coley, confessa a Vincent que não tem a certeza se ele matou, de facto, a mulher ou não. Mas, como o seu grande amigo Sam lhe disse que ele estava inocente, decidiu ajudá-lo no seu plano de mudar de cara. Caso contrário, se soubesse que Vincent era "um assassino profissional, não teria feito parte disso".


Ora, desde logo, podemos fazer a ligação entre o médico do filme e Wren. Será que ele ajudou Alison nalgum momento da sua fuga? Será que a ajudou a esconder a identidade? Ou, pelo contrário, será que ele está a ajudar -A porque acha que ela tem razões mais que válidas para perseguir Alison e as Liars? E será que alguém o convenceu a fazê-lo, tal como no filme Sam fez a Walter? E quem poderá ter sido? Não se conhecem muitas amizades de Wren.
Por outro lado, a atitude e o comportamento do cirgurgião lembra-me Hector, o "artista" que tirou o molde da cara de Alison e de Melissa. Será que ele ainda vai aparecer na série?


Já o protagonista, Vincent, a meu ver, foi uma das inspirações para a criação da história de Alison. No filme, ele está constantemente a fugir, com medo de ser visto, e recorre à ajuda de pessoas amigas e até mesmo de alguns estranhos que rapidamente criam uma grande empatia com ele, para o ajudarem na sua fuga e, por extensão, na sua demanda pelo culpado da morte da sua mulher. Ele, inclusivé, chega a ser perseguido, não só pela polícia, como por um homem, chamado Baker, que encontrou no início do filme e a quem roubou as roupas para dificultar à polícia a sua identificação.
Ora, mais parecenças com Alison não podem haver. E a personagem de Baker causa-me uma grande inquietação. A sua perseguição e jogo psicológico só me fazem lembrar -A. E a troca de roupas também é muito intrigante. Sabe-se que, na série, Alison e Cece eram muito parecidas. Aliás, Cece ajudou Alison a ser quem ela é, no tempo em que eram amigas. Com base nesta premissa, Baker pode representar Cece, que na verdade só está interessado em dinheiro e é capaz de tudo para o ter. Será que Cece também só quer dinheiro e está a ser "comprada" pela Uber -A?


Depois de Vincent roubar as roupas de Baker e de o ter deixado inconsciente, surge, inesperadamente, uma mulher que o ajuda a fugir e a esconder-se. A cena em que estão os dois no carro dela, de nome Irene, fez-me lembrar o momento em que Mrs. Grunwald, movida pela intuição, salva Alison de morrer enterrada. Mas não me parece que haja ligação entre estas duas personagens. Na verdade, penso que nenhuma personagem está relacionada com Irene. Ela no filme ajuda Vincent pois acredita que ele está inocente e que os media o estão a maltratar, como fizeram injustamente com o seu pai, também acusado de ter morto a esposa. Com o passar do tempo, os dois acabam por se apaixonar.


A culpada pelo assassinato da mulher de Vincent é Madge, uma mulher um tanto ao quanto histriónica, mal amada e desequilibrada, que estava apaixonada por ele quando era casado. Para ela, ninguém podia ficar com Vincent, mesmo que ela também não pudesse. Aliás, é-nos mostrado que ela se comporta de forma possessiva para com os seus namorados.
Honestamente, não me parece que nenhuma personagem de Pretty Little Liars se encaixe neste perfil. Não obstante, atendendo à história de Melissa com os seus namorados que não a amavam (Wren, Ian ) pode dizer-se que ela é a personagem que mais se assemelha a Madge.
E se for mesmo Melissa a pessoa que está por detrás de tudo isto? Todos sabemos que ela está emaranhada nas conspirações concernentes a Alison, mas será ela uma louca capaz de tudo para conseguir o que quer? O que acham?


No que respeita à falsa acusação de homicídio da mulher de Vincent contra o próprio, será que se pode dizer que o segredo de Spencer relativo a Alison está ligado a isto? Será que Spencer se culpabiliza pela tentativa de homicídio a Alison quando, na verdade, está inocente, tal como se abordou neste artigo?


E vocês? Já viram este filme? Concordam com algumas destas suspeitas? Digam de vossa justiça!
Agora vou só ali tomar um entorpecente para ficar acordado o resto da noite e continuar a pesquisar (brincadeira).

Fonte: IMDB
-R

4 comentários:

  1. Eu além de acompanhar a série, li todos os livros que saíram até agora. E lembrei-me que no último livro (Deadly; nº14) o tema das cirurgias plásticas é abordado.
    Em primeiro, este excerto que se refere à Alison: "...she’d tucked away small amounts every time she came here, building up a nest egg. She’d use it to get her teeth fixed, too. Her hair properly cut. Plastic surgery for the burns. She’d become beautiful and irresistible again. She needed to put someone new under her spell.".
    Há também uma personagem neste livro, que a Hanah conhece ao trabalhar numa clínica de tratamento de queimaduras pertencente à família do Sean, que sofreu várias queimaduras e tem a cara toda enfaixada. "Hanna’s new friend Kyla was gone. That was because Kyla wasn’t a burn victim at all . . . but Ali in disguise. The real Kyla’s body had been found behind the burn clinic yesterday; Ali must have killed an innocent stranger, wrapped her own face in bandages, and taken the girl’s place to prevent Hanna from finding out anything..."
    Basicamente este não é um tema novo, e está bem presente nos livros. Mas não consigo encontrar a ligação que poderá ter à série, no entanto achei que devia partilhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela partilha! Encontramos, de facto, um paralelismo muito interessante entre as duas situações.
      Atendendo à primeira passagem do livro que citaste, mais uma vez se pode dizer que o homem no filme Dark Passage pode perfeitamente estar a representar Alison e este seu desejo de esconder a sua identidade.
      Quanto à segunda citação, não sei o que pensar e também não consigo encontrar nenhuma ligação com a série. Será que Alison roubou a identidade de alguém enquanto esteve desaparecida? Será que de algum modo isso pode estar relacionado com a rapariga que morreu no lugar dela?... É muito intrigante.
      Mais uma vez, muito obrigado pela partilha!
      -R

      Eliminar
  2. Eu acho que a Madge é o Erza,por causa da cena onde Madge mata a mulher de Vicent (Alison).
    Passo agora a explicar a minha ideia... quando Alison tinha uma relaçao com Erza,(ele podia ter começado uma obsessão por ela ou estava tao apaixonado por a Ali) que nao queria que ela ficasse com mais nenhuma pessoa,e por isso começou a persegui-la ( como na A-team) para ela nao namorar ou ficar com mais alguém a nao ser ele.

    Assim Alison é o Vicent,Erza é a Madge e a mulher de Vicent pode ser:
    1- a Alison (pode ser a Ali de certa forma, porque ela tecnicamente para todas as pessoas de Rosewood "morreu")

    2- liars-Hanna,Aria,Spencer,Emily (quando eu digo que pode ser as liars é porque elas sao (eram) amigas da Alison e porque estão a ser perseguidas pela A-team.)

    3- a pessoa que morreu em vez dela(a que foi enterrada )

    *espero ter explicado bem a minha ideia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!
      Sim, percebi a tua ideia e acho que faz muito sentido, atendendo ao que sabemos até agora de Ezra e de Alison. Achei particularmente interessante dizeres que a mulher do Vincent pode estar a representar as Liars. Elas eram (e são) muito próximas da Alison, tal como Vincent era da esposa, e quem quer que seja que está obcecado por Alison é capaz de tudo, até de matar, como aconteceu no filme Dark Passage.
      Mais uma vez, obrigado pelo comentário :)
      -R

      Eliminar