Pretty Little Liars PORTUGAL _ Translate

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Review do episódio 4x20, "Free Fall"

Vi, por fim, um dos episódios mais esperados de sempre e ainda estou a tentar acalmar o meu coração.


Pessoalmente sempre achei o Ezra muito suspeito, o que me faz não simpatizar muito com ele desde o início da série, mas isto é uma opinião muito pessoal. Mas vamos então recuperar alguns momentos do episódio de 3ª feira.

...

"Free Fall" tem início com uma Spencer toda ela perdida em comprimidos. De alguma forma ela acabou a dormir na escola e desperta já de manhã, a babar-se (sim, fiquei chocada, a Spencer também se baba!) em cima do diário de Alison. Spencer acorda e tem o "Bom dia" de Ezra que a questiona se passou ali a noite. Spencer tenta contornar a situação (o que é complicado quando vestimos um pijama em plena sala de aula), e Ezra faz-lhe uma ameaça muito subtil, ou não, dizendo que ela está a percorrer um caminho muito perigoso.


Nisto, Spencer corre para a casa de banho (feminina, espero eu!) e troca o seu pijama por isto:


Não sei quanto a vocês, mas fiquei mais chocada com isto do que com qualquer season finale com que os produtores já nos brindaram até agora. Pessoalmente, eu ficava de pijama.

Entretanto, Ezra encontra Aria na escola e conta-lhe o que descobriu sobre Spencer, o problema dela com os comprimidos e revela, fazendo uso da ficha de Spencer, que não é a primeira vez que ela se vê envolvida neste tipo de problemas. De forma bastante peculiar e intencional, Ezra diz que Spencer é uma bomba relógio pronta a explodir e que não quer ser uma vítima dela quando isso acontecer. Que conveniente.

Finalmente vemos Toby de novo e adivinhem ... não aparece para tentar descobrir se a mãe se se matou, se a mataram, se ela realmente morreu e sabemos nós lá mais o quê. Toby aparece sim para levar Spencer a almoçar e tenta ter um encontro romântico com ela nessa noite, mas Spencer está demasiado ocupada e acaba por marcar para o dia seguinte que, como vamos ver, acaba por não acontecer também.


Enquanto Spencer almoça com Toby, Aria encontra-se com as amigas e conta-lhes as últimas. Spencer anda a encharca-se em comprimidos e está a dar em louca! O que é que elas decidem fazer? Uma intervenção de amigas, uma espécie de reabilitação à força. 


As liars reúnem-se então em casa de Spencer escolhendo esse momento para a confrontarem com o que se tem passado. Hanna, sempre subtil (e divertida!), pergunta directamente a Spencer se ela se anda a drogar. Spencer inicialmente começa por negar, mas percebendo que as amigas estão a desconfiar da sanidade mental dela, Spencer revela que Ezra é -A. Porém a cena não tem a dimensão que todos imaginamos que teria, pois, e tal como Spencer acaba por perceber, Ezra conseguiu com o plano dele dar a entender que Spencer estava tolinha da cabeça e que não era ela a falar, mas sim os comprimidos. Spencer ao aperceber-se disto fica ainda mais fora de si e percebe como o plano de Ezra é (quase) perfeito.

Ezra is freaking A !

Assim sendo, por momentos, Spencer perde toda e qualquer credibilidade entre as amigas.

E a Mona e o Mike, que fofinhos ... NÃO, não são! Eu continuava a desconfiar da Mona e pelos vistos tinha toda a razão para isso! Ela anda a ajudar Ezra e durante o seu jantar com Mike, Ezra aparece no restaurante (diz ele que foi para encomendar comida, mas não acredito) e Mona pede um momento a Mike para ir conversar com Ezra (uma conversa de aluna para professor, supostamente) e Mona diz a Ezra que não o pode continuar a ajudar, mas Ezra não aceita o que Mona diz e afirma que precisa dela agora mais do que nunca. O Ezra pode e manda, e por isso Mona continua a ser o seu cordeirinho.


Hanna e Emily continuam a discutir, agora em casa de Hanna, se Spencer estará mesmo viciada em drogas e se a acusação dela, de Ezra ser -A, será mesmo verdade ou uma criação da sua mente. Neste momento Spencer aparece e pede permissão para entrar em casa de Hanna, trazendo com ela mais alguns comprimidos e entregando todos eles às amigas, de forma a ganhar novamente a confiança delas e tentando pôr de lado a toma excessiva destas substâncias.
Spencer volta a insistir que Ezra é realmente -A e tenta convencer as amigas criando um plano para o apanhar em flagrante. Tendo em conta o diário de Alison, o plano é traçado: Spencer sugere dar a entender a Ezra que se vão encontrar com Alison para lhe entregarem o dinheiro que Shana nunca lhe chegou a entregar (o mesmo que Emily conseguiu tirar do quadro do quarto da Alison, lembram-se?).
Para o plano correr como combinado, Spencer acaba por anular o jantar romântico com Toby dando a desculpa de que tem de ir jantar com a mãe num daqueles jantares dignos de Hastings.

Enquanto tudo isto acontece nas costas de Aria, esta encontra-se na toca do lobo a contar ao lobo (Ezra) o que se passa com Spencer, como ela reagiu ao confronto e a forma como ela as atacou. Aria está tão embrenhada na conversa que quase acaba por contar a Ezra que Spencer o acusou de ser -A, não conta, mas Ezra acaba por perceber. Como tal, sugere que se conte aos pais de Spencer o que se está a passar, que o caso dela é grave e prova disso é o facto de Spencer ter dado em doida quando pensou que Toby estivesse morto, apenas e só porque viu alguém na floresta de capacete e com uma  tatuagem. Aria ao ouvir isto da boca de Ezra começa a suspeitar, finalmente, dele. Isto porque ela não compreende como Ezra pode saber da tatuagem, sendo que ele acaba por contornar a situação e dizer que foi ela própria que lhe contou. 

Aria, contudo, mantém-se alerta após esta conversa e por essa razão decide ir até à cabana de Ezra confirmar as suas suspeitas.
Assim que chega lá depara-se com o alarme que Ezra instalou após o falso assalto (afinal eram as nossas meninas que lá estavam) e depois de muitas passwords inseridas finalmente acerta na correcta, B26 (lembram-se?).

Já lá dentro, Aria depara-se com o alçapão que dá acesso à cave, o covil de Ezra! Mas quando ela abre e entra para ver o que lá se encontra dentro... o covil está totalmente LIMPO! Não imaginando sequer para que serviu aquela divisão, Aria volta à parte superior da casa e depara-se com um livro estranho em cima de uma mesinha, pegando nele curiosa.


É nesta altura que descobre toda a verdade! Através de uns papéis escritos por Ezra, Aria descobre que Ezra conhece e se envolveu amorosamente com Alison!
Ezra e mais o seu sentido de oportunidade chegam à cabana nesse momento.

Mas agora esperemos um pouco ... é que enquanto isto acontece, Spencer, Emily e Hanna colocam em prática o plano para apanhar Ezra. Acontece que, se Ezra está na cabana, não poderá estar em dois locais ao mesmo tempo, e por isso, quem é que se vai encontrar com as meninas pensando que elas vão entregar o dinheiro a Alison? Pois! Elas pensam ser Ezra, mas não é possível, pois nessa altura estava a chegar à cabana, logo ... parece-me a mim que só podia ser Mona! E as meninas perceberam logo que não era Ezra e que afinal foram apanhadas no próprio plano.

Voltando à cena em que estávamos, Ezra chega à cabana. Quando entra, Aria já se apercebeu da sua chegada e corre que nem uma desalmada para o seu carro, levando na carteira as folhas que encontra no livro, escritas por Ezra e sobre Alison. Porém, na correria desenfreada pela vida, Aria deixa as chaves do seu carro na cabana, sendo que Ezra as encontra e percebe quem lá estava dentro era Aria, se é que já não sabia.

Ezra corre atrás de Aria pela floresta dentro enquanto esta aproveita um canto para se esconder, no entanto ele liga-lhe para o telemóvel e consegue perceber que ela está perto. Aria consegue fugir para um teleférico próximo da zona onde ela deixa o seu carro, mas Ezra consegue alcança-la e é ai que Aria atira à cara de Ezra tudo aquilo que sabe!


Ezra tenta explicar o lado dele, ele conta que se envolveu com Alison e que esta lhe mentiu sobre a idade real dela; quando ela morreu e ele ficou a saber ele quis aproveitar esse facto para escrever um livro sobre Alison (a sério?), uma espécie de policial. Para isso decidiu armar-se em repórter, passar por cima de tudo e todos, incluindo do seu suposto amor, e pronto ... é a explicação possível com que Ezra nos brinda a todos (desculpem, mas estou francamente irritada). 
Ezra também diz que mentiu sobre muita coisa, mas que nunca mentiu sobre o amor que sente por Aria e que parou de escrever assim que se apaixonou por ela e retomou a escrita apenas na altura em que eles acabaram. Aria e o seu amor próprio danam-se para o que Ezra diz (e compreendo-a perfeitamente) e exige ler as páginas todas escritas por ele, uma a uma, e perceber se tudo aquilo valeu a pena, se todas as mentiras valeram de alguma coisa. No entanto Ezra não parece disposto a que ela o faça e num acesso de nervos tenta arrancar-lhe as folhas da mão acabando por caírem todas no chão abaixo deles (lembrem-se que eles estavam num teleférico).

Longe de imaginar o que se passa está Mike que aguarda pacientemente que o seu par chegue até sua casa para verem o filme que combinaram assistir. Não será preciso relembrar que essa pessoa é Mona e que, convenientemente chega atrasada ao encontro ... isto porque foi ela quem foi no lugar de Ezra para saber se as meninas se encontravam realmente com Alison. Significa isto que também Mona sabe que Alison está viva? Parece que sim.

Findado o plano, e acabando por terminar de uma forma inesperada, pois Ezra não aparece, mas sim Mona (as meninas não conseguem perceber de quem se trata), Spencer regressa a casa e encontra Toby à sua espera ... à sua espera e desiludido por ela não lhe ter contado o que se passava, dando a desculpa de que iria a um jantar com a mãe, Veronica, que por sua vez ligou para Toby preocupada pela ausência da filha.


 Em três tempos Spencer é apanhada a mentir a duas pessoas (ela dissera à mãe que iria jantar com Toby e ao Toby disse que jantaria com a mãe) e mete-se numa carga de trabalhos.
Toby antes de se ir embora entrega um presente a Spencer, o presente que lhe entregaria naquela noite romântica que ela substituiu por uma caça a Ezra.


O episódio encerra da mesma forma de sempre, com -A ... desta vez a apanhar as folhas caídas de Ezra, as mesmas que Aria queria ler de uma ponta à outra.



Também neste episódio:

  • No confronto de Aria e Ezra este revela que já conhecia Aria quando a viu no bar e que se aproximou dela, na altura, por conveniência.
  • Spencer, mesmo depois de entregar os comprimidos todos que tem com ela às amigas, tenta obter mais através do seu médico de família, fazendo-se passar por Veronica, a sua mãe.
  • Veronica descobre que Spencer voltou ao seu problema com comprimidos revelando que Spencer tem momentos em que "apaga" e não se lembra do que faz durante essa ausência de sentidos. Isto leva-me a pensar que a minha especulação está próxima da verdade e que é esse o segredo de Spencer. Ver a especulação * AQUI *.
  • Lembram-se de no episódio 4x18 vermos umas quantas fichas médicas em nome de Wren? Vimos -A pegar nelas ... essas mesmas receitas apareceram dentro da mala de Spencer durante aquela intervenção das amigas, dando a entender que é Wren quem lhe disponibiliza a medicação. Ezra, Mona, qual dos dois meteu as receitas na mala de Spencer? E ... se não foi nenhum deles e há um outro -A? O verdadeiro -A ...

NOTA DO BLOGUE: todas as imagens utilizadas nesta review foram retiradas do tumblr através das palavras -chave: "free fall pretty little liars".

4 comentários:

  1. Ótima review!!! Adoro o blog!!! bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá! Há uma questão que me chamou à atenção logo que vi o episódio. Quando a Aria descobre que a pass para entrar na cabana é B-26. Parece-me uma password bastante óbvia. Pensei que provavelmente o Ezra colocou aquela pass porque queria mesmo que a Aria a descobrisse. Até porque o esconderijo já estava limpo quando ela entrou... Talvez ele tivesse compreendido que não tinha escapatória e que ela ia descobrir algo sobre ele e decidiu que ela ia descobrir sim mas de uma forma que ele pudesse controlar. Desta forma ele podia decidir o que é ela ia ficar a saber. É certo que a relação deles não ficou bem com isto, mas se ele tiver algo a esconder muito pior do que o que se descobriu neste episódio então ele iria ficar a ganhar com isto... É estranho que ele tivesse colocado uma pass relacionada com a Aria e que ela iria facilmente descobrir, quando tinha escondido dentro da cabana o livro sobre a Alison...
    Hoje, ao ler o vosso post, pensei também que o poema podia não ser para ela e que ele colocou aquela pass para que outra pessoa tivesse acesso à cabana.

    ACB

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei bastante da análise e do episódio, também adoro os teus apartes. xD

    ResponderEliminar