Pretty Little Liars PORTUGAL _ Translate

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

[Especulação] Fitz, Fitzgerald ou os dois?


Como muitos de vocês já devem saber, corre por ai a teoria de que Ezra poderá sofrer de dupla
personalidade. Posto isto, vamos ler um pouco sobre este transtorno de personalidade:

O Transtorno de Dupla Personalidade ou Transtorno Dissociativo de Personalidade é considerado uma condição mental onde uma pessoa demonstra traços de duas ou mais personalidades, tendo cada uma, uma maneira diferente de interagir e lidar com o meio onde está inserida.

É importante destacar que cada personalidade que faz parte deste transtorno é completa, ou seja, possui suas próprias memórias, comportamentos e gostos de maneira complexa e muito bem elaborada. As personalidades são também independentes uma da outra, sendo possível terem comportamentos completamente opostos nas mesmas situações.
Fonte: Portal Educação

Pessoas que sofrem de Distúrbios Dissociativos "escapam" da realidade de modo involuntário e pouco saudável, perdendo a memória ou achando que são outra pessoa. Estes distúrbios costumam surgir como resposta a certos traumas, ansiedades ou lembranças muito dolorosas.

Cada estado de personalidade pode ser vivenciado como se possuísse uma história pessoal distinta, auto-imagem e identidades próprias, inclusive um nome diferente. Em geral existe uma identidade primária, portadora do nome correto do indivíduo, a qual é passiva, dependente, culpada e depressiva.
No entanto, algumas pessoas com Transtornos Dissociativos e com dupla personalidade conseguem relações sociais consistentes e até mesmo empregos altamente com alta responsabilidade, contribuindo para a sociedade numa variedade de profissões, como por exemplo, nas artes, no serviço público, empresas, etc. Essas pessoas conseguem manter e assegurar seus contactos sociais parecendo funcionar normalmente, interagindo com colegas, vizinhos e outras pessoas.
Os indivíduos com distúrbio dissociativo da identidade freqüentemente são alertados sobre coisas que fizeram, mas não conseguem se lembrar de tê-las realizado. Outras pessoas também podem comentar sobre mudanças de comportamento de que eles não se lembram. Eles podem descobrir objetos, produtos ou papéis escritos que não conseguem explicar e nem reconhecer.

No período em que um outro "eu" assume o controle, as demais identidades, ficam em estado de amnésia parcial, não tendo, portanto, conhecimento das ações praticadas pelas outras, sendo assim, freqüente a existência de uma personalidade que envolve-se em drogas ou até mesmo com coisas muito mais graves, tais como agressões, furtos, roubos e assassinatos. Em suma, são personalidades totalmente distintas e independentes, mas que fazem parte da mente de um só indivíduo.

Sei que é muita informação, mas tive de a colocar aqui, pois uma dupla personalidade em Ezra justifica TUDO o que ele pode ter vindo a fazer e acima de tudo o facto de ajudar as liars como a Emily, amar a Aria em particular e ao mesmo tempo ser -A. Aliás, Ezra mudou de nome e sabemos isso em na 2ª temporada no episódio 8, quando Aria conhece a mãe de Ezra. Recordemos:

Aria: É um prazer conhecê-la, Sra. Fitz.
Sra. Fitzgerald: Fitzgerald (olha para Ezra). Por algum motivo Ezra gosta de abreviar o nome. Chama-me Diane

Aria: Com que então Fitzgerald?
Ezra: Se queres ser um escritor, não queres carregar um fardo disto.

Aria: O que é que ela sabe sobre nós?
Ezra: Bem ...Sabe que te amo.
Aria: É um bom começo. E mais?
Ezra: Disse-lhe que só nos começamos a ver depois de eu ter saído do liceu.
Aria: Mentiste-te à tua mãe.
Ezra: Não foi a primeira vez.

Será este o primeiro e maior alerta para a dupla personalidade de Ezra ao longo da temporada? Tomara aos fãs do casal que sim, porque se Ezra sofre mesmo de dupla personalidade, então ele tem um bom motivo para ser -A e mesmo assim ser verdade que ele ama Aria, pois, segundo a informação que publiquei logo no início, quem sofre de dupla personalidade não se lembra do que faz quando muda de personalidade e assume duas pessoas totalmente distintas.

Ainda no decorrer do  mesmo episódio e durante uma exposição de arte patrocinada pela Sra. Fitzgerald, ela e Aria têm uma conversa:

Sra. Fitzgerald: Ele não te contou muito sobre ele, pois não? (estará a referir-se a um possível transtorno da personalidade?)
Aria: Ainda estamos a conhecer-nos.
Sra. Fitzgerald: Certamente conheces o professor dedicado, o escritor com dificuldades ... encaixas perfeitamente nesse mundo. Podes ser a musa dele (A mãe de Ezra fala realmente como se existisse outro Ezra para além daquele que ele dá a conhecer, mesmo quando diz que Aria encaixa "nesse mundo".)

E então, que acham? Eu cada vez acredito mais nesta teoria, especialmente depois dos últimos spoilers da 4b, no qual um refere que Ezra poderá ter dupla personalidade, como podem ver  *AQUI*.

6 comentários:

  1. No entanto as pessoas com transtorno dissociativo de personalidade na maioria das vezes nao se lembram de coisas que fizeram como esta escrito no post , assim sendo, a menos que ezra fosse diferente, nao se lembraria de ser -A , ou Big -A logo a conversa dele com Aria não seria propriamente uma pista de ele ser -A. afinal , quantas pessoas ja nao mentiram aos pais na adolescencia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso é verdade :) mas há pessoas que se apercebem do que fizeram porque depois deixam "rasto", não porque se lembrem, mas porque começam a perceber por coisas que trazem com elas para casa, por exemplo, que algo possa estar mal com elas. Pelo menos li isso num testemunho. Mas sim, tens razão :)

      Eliminar
  2. A única coisa que me faz confusão quanto a essa teoria é o facto de ele dizer que não é a primeira vez que mente à mãe. Não é suposto não se lembrar?

    ResponderEliminar
  3. nao concordo que ele tenha duas personalidades, ele sabe muito bem o que faz ele é o big A que tortura as liars, é o gato da praia que conheceu Alison e que supostamente a engravidou, se a tentou matar ou nao isso agora nao sei, mas tal como a mae de ezra fez á meggie, pagar lhe para ela desaparecer da vida de ezra quando este a engravidou talvez tenha feito o mesmo com a alison mas nao tenho bem a certeza e um pouco " suspeito". Ele nao deve gostar assim tanto de Aria, acho que ele finge os seus sentimentos por ela só para conseguir informacoes das liars ele nao gosta propriamente só de miudas mais novas porque ele namorou com a jackie e meggie que eram da mesma idade dele. é só a minha oponiao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é uma opinião tão válida como as outras :D Obrigada por a partilhares connosco!

      Eliminar