Pretty Little Liars PORTUGAL _ Translate

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Review do episódio 4x13, "Grave New World

Há já algum tempo que não escrevo uma review para vocês, leitores, normalmente é a nossa querida Tita, mas vamos ver como me corre, se não perdi o hábito :P


Começando por falar do episódio em geral, na minha opinião deixou muito a desejar ... o episódio de halloween deste ano mais parecia uma maratona, as liars corriam para a direita, as liars corriam para a esquerda ... muito correram elas. Diálogos foram poucos para aquilo que é costume; novas perguntas e respostas, também elas poucas e o mais esperado da noite ... Alison está ou não viva? Está viva, como já todos imaginávamos. Mas vamos então ver aquilo que aconteceu durante o episódio.

O episódio começa com as nossas liars vestidas a rigor para uma festa ... num cemitério (creepy). Como sabemos desde o anterior episódio, elas decidiram invadir a festa em Ravenswood porque sabiam que Alison estava lá, assim como -A.

Por falar em -A, que agora sabemos ser Ezra; este liga para Aria, uma chamada no mínimo estranha, na qual lhe pede que tenha cuidado ... hum, porque será?


Entretanto, Caleb está a caminho de Ravenswood quando conhece Miranda (uma das protagonistas do spin-off) no autocarro que os leva até lá. Curiosamente ela tem uma história de vida parecida com a de Caleb, sendo que isso os identifica um com o outro. 
Ainda no autocarro, há mais um passageiro que é, no mínimo, um ser muito estranho e que, na minha opinião, ainda vai dar muito que falar.


De volta à festa, as quatro liars acabam por ver alguém que veste o famoso red coat e que lhes parece Alison e  por isso decidem correr atrás dela, acabando num beco sem saída ... ou naquilo que parece ser um beco sem saída. Na verdade elas encontram uma passagem secreta o que explica a forma misteriosa como Alison desaparece. Decidem entrar e é ai que o terror começa ... a passagem fecha-se e as liars não têm maneira de voltar atrás. Curiosamente, Spencer parece estar certa de que existe outra saída, como se conhecesse o local e não fosse a primeira vez que lá estava (poderá ser?), além disso, parecia estar bastante calma.


Enquanto procuram outra saída, as liars acabam por se separar, ficando Hanna por conta dela dentro daquilo que mais tarde se revela ser afinal uma mansão. Desesperadas, Spencer, Aria e Emily procuram Hanna, enquanto esta é apanhada dentro de uma cabine telefónica onde são vividos os momentos mais assustadores deste episódio ... nessa cabine Hanna vê duas pessoas aproximarem-se, Alison e Ezra vestido naquele fato horrível. Eles acabam por ir embora sem que Hanna possa fazer seja o que for e, para sorte dela, Miranda aparece e tira-a dali para fora, explicando que ela está numa mansão e que essa mansão pertence ao seu tio.


Entretanto, as outras liars encontram uma mensagem escrita com sangue ou tinta (?) que diz "Help me", mensagem essa que Hanna já tinha visto antes e que numa correria desenfreada acaba por deixar o seu chapéu para trás, levando a que as restantes liars pensem que ela foi levada por -A juntamente com Alison.
É assim que Spencer se separa de Aria e Emily, enquanto procuram por Hanna, elas ouvem a voz de Alison pedir ajuda e Spencer corre em seu alcance sem que Aria e Emily consigam perceber por onde ela foi.



Hanna e Miranda tentam juntas descobrir a saída da casa que mais parece um labirinto e é nesta altura que elas entram numa divisão onde estão expostos uma série de caixões, material com o qual o tio de Miranda parece trabalhar. Miranda enquanto olha para uma cruz, presente nesta mesma divisão, tem uma espécie de flashback da altura em que os pais dela morreram e revela um pouco mais de si a Hanna.

Aria e Emily continuam a procurar uma forma de saírem dali para fora e quase perdem a cabeça (literalmente), mas ouvem novamente a voz de Alison e escapam a uma morte certa e dolorosa.
Spencer é que não pode dizer exactamente o mesmo, pois ela encontra-se com -A, Ezra, e tem um frente a frente com ele, com direito a umas valentes palmadas e tudo! Ao que parece, Spencer consegue ferir Ezra no pulso durante a luta que os dois travam e isso irá ser certamente uma pista a ter em conta nos episódios seguintes.


Porém, Ezra sai a ganhar, empurrando Spencer quando esta está prestes arrancar-lhe a máscara e a descobrir a sua identidade. Spencer bate coma  cabeça e acaba inconsciente, deixando Ezra fugir.


Finalmente Caleb e Hanna encontram-se, muito graças a Miranda. Hanna conta a Caleb o que lhes aconteceu e que acha que -A tem Alison. Ela tenta levar Miranda e Caleb de volta ao local da passagem secreta, mas quando tentam entrar a estátua que dá acesso à passagem não mexe um milímetro que seja. Nesta altura, Miranda descobre também uma campa com o nome dela e a com a fotografia de alguém que parece ser ela própria ... isto é o inicio do mistério que envolve o spin-off Ravenswood.


Aria e Emily encontram a Spencer inconsciente e voltam a ouvir a Alison pedir por socorro e tentam seguir a voz para a encontrarem, dando de caras com uma espécie de escritório que pertence a ... Grunwald. Ai elas percebem que os gritos de socorro que ouviam de Alison eram afinal resultado de uma gravação. Esta para mim é a cena mais estranha do episódio e sem muito sentido, vejamos. 
Grunwald aparece e explica que mora ali na casa mas que a casa não é dela, que está só a tomar conta. Ela explica ainda que a gravação que elas estavam a ouvir fora roubada há 6 meses atrás e Spencer pergunta se aquilo foi mais uma das sessões dela ... sinceramente, não percebi nada desta cena, nem como é que Spencer sabia daquilo ... leva-me novamente a que suspeite dela. (Se vocês perceberam esta cena, por favor expliquem nos comentários, pois eu achei tão descabida, mas pode ter sido por não a ter compreendido de todo).


Entretanto Grunwald tem um momento típico dela em que diz que sente que uma das liars foi tocada pela pessoa de quem Alison tem mais medo ... Neste momento elas, e nós, pensamos que ela se refere a Spencer, uma vez que ela esteve em confronto com -A há pouquíssimo tempo atrás, no entanto, e sabendo nós agora que Ezra é -A, percebemos que a pessoa que "foi tocada" pode ser e será certamente Aria! Mais uma confirmação de que Ezra é de facto -A.

Para mim, a melhor cena deste episódio, e quando eu já o dava como perdido, é o momento de despedida de Hanna a Caleb, quando ela numa atitude totalmente altruísta lhe pede que ele fique ali para tomar conta de Miranda. Ok, foi uma justificação para a estadia de Caleb em Ravenswood muito dada ao pontapé, mas a cena foi linda e confesso que me emocionei e larguei uma lagrimita durante aquele beijo entre os dois :'D


Finalmemnte, Hanna junta-se a Aria, Spencer e Emily, enquanto estas tentam mudar o pneu do carro de Spencer, até perceberem que não há outro pneu para trocar. Mas, coincidência das coincidências, quem é que aparece para ajudar? Ezra, pois claro! Que conveniente! Porém, ele leva-as de volta a Rosewood e é aqui que ocorre o momento mais esperado da noite! 
Alison está ou não viva?


As meninas vêem-na de novo e desta vez não a deixam escapar! Correm atrás dela e a mulher do Red Coat acaba por se revelar e ... SIM, é mesmo a Alison! Ela está viva e com medo, muito medo de -A.


Alison conta que ainda não é seguro para ela aparecer e que quer voltar a casa mas que precisa da ajuda das meninas. Spencer pergunta-lhe de quem ela tem medo mas Alison não lhe responde, limita-se a perguntar a Hanna se ela ainda se lembra do que ela lhe disse no hospital, esclarecendo as dúvidas de se as suas aparições seriam alucinações das liars ou se seria mesmo ela e, era mesmo ela!
Recordemos então o que Alison disse a Hanna naquele dia, no hospital:


O que retiro daquilo que Alison diz a Hanna é que elas , as restantes meninas, sabem o que se passou na verdade naquela noite, que Hanna se lembra mais daquela noite do que aquilo que realmente pensa e quando Hanna pede para contar a verdade Alison diz "contar a verdade à pessoa errada e na hora errada é para acabar onde eu acabei. Aprenda com o meu erro", será que ela diz isto por Hanna conhecer Ezra? No entanto, ela depois trata -AS por "vaca", dando a entender que -A é uma mulher ... estaria a referir-se a Mona? Fiquei ainda mais confusa na verdade.

Durante o encontro mais esperado de sempre entre Alison e as liars, elas ouvem passos, Alison pede silêncio e quando elas se viram para ver quem é aparece Ezra ... com o telemóvel que Aria se esqueceu no carro dele. Alison já ali não está quando elas se voltam de novo para o local onde ela estava e Ezra ganha uma postura de quem já sabe que algo ali se passou e que elas poderão ter estado com Alison segundos antes dele aparecer.

O episódio acaba, curiosamente, não com a revelação de Alison mas sim com Caleb e Miranda ... Caleb descobre também ele uma campa com o seu nome e a imagem de uma pessoa que tudo indica ser ele próprio ... é este o tiro de partida para Ravenswood.


Resumindo, este episódio de Halloween ao contrário do que é costume e daquilo que eu própria esperava, trouxe poucas respostas e até mesmo poucas perguntas. Aquilo que senti foi que havia pouco para contar além da revelação de Alison estar viva. Se há perguntas que surgem essas perguntas dizem mais respeito àquilo que veremos em Ravenswood e não tanto questões relativas a Rosewood.
Ainda sobre a revelação de Alison, penso que até mesmo isso não foi novo para nós, já todos contavamos com isto, certo?

Outro apontamento, repararam nas cenas que deram ênfase às gémeas loiras e com casacos vermelhos vestidos? Digam o que disserem, continuo a acreditar na teoria das gémeas, e este tipo de coisas só confirmam mais a minha ideia.




Bem, isto foi o melhor que consegui :) espero que tenham gostado. Deixem as vossas opiniões sobre a review e o episódio nos comentários e até possíveis pistas que eu não tenha reparado e/ou alguma teoria sobre o episódio.


27 comentários:

  1. tem a certeza que A e o ezra? ele quando aparece as liars nao mostra nenhum ferimento na mao..o que devia pois a spencer cortou-o.....................

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu falo disso mesmo na review :P mas neste episódio ele vestia roupas de manga comprida, o que podia tapar o ferimento ... penso que só nos próximos episódios eles irão mostrar se ele está ou não ferido.

      Eliminar
  2. vendo bem ele nao tira mao direita do bolso.....

    ResponderEliminar
  3. nao era suposto dar um episodio de pll (halloween) e um de ravenswood? vcs ja viram esse episodio? se sim ,podem dizer me aonde? :P

    ResponderEliminar
  4. Bom, muitas perguntas que não querem calar... Erza é -A, ok, mas tenho o pé muito atrás com a Spencer, a MAIOR das perguntas que ficam martelando na minha cabeça é porque a Spencer não estava lá com as meninas no dia em que Alison desapareceu, ela me parece suspeita, mas é inteligente demais, será que ela já sabia de algumas coisas relacionadas com Ali estar viva? ou até mesmo ajudou Ali? enfim.. E se as meninas realmente sabem muito mais do que se lembram, os episódios a virem ai com certeza serão de surpreender como sempre! Mas Spencer, quem realmente você é ? :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu concordo contigo ... não podemos esquecer as últimas notícias que revelam que Spencer tem um segredo muito grande sobre essa noite! E, como digo na review, acho que a Spencer tem momentos suspeitos neste episódio de halloween. Mas espero que ela não seja má, é a minha preferida :/

      Eliminar
    2. Com certeza! O que eu não quero é que ela seja má :( e pra falar a verdade, eu nem sei quem é minha liar preferida! talvez seja a Hanna, a cena de despedida com Caleb foi de partir meu coração!!! rsrs mas enfim, acho que elas 4 juntas é que fazem a emoção... mas é isso ai, é esperar mais alguns meses (infelizmente, pq por mim poderia passar todos os dias) e ser feliz <3

      Eliminar
    3. Eu até larguei uma lagrimita com essa despedida entre Hanna e Caleb :(

      Eliminar
  5. Durante este episodio ocorreram demasiados acontecimentos estranhos, começando pela mulher dentro da cova, a Aria não ter notado que a mao da Hanna virou uma estátua, e como é que raio uma estatua daquele tamanho apareceu ali de repente?!, e por ultimo e mais estranho a cabine e aquelas luzes estranhas que devias ser o que?...pequenos fantasminhas? ahahhahah xD
    Eu tmb n intendi nada da conversa das sessoes entre Alison e a Grunwald.
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me explicaram essa parte da Grunwald :P ela fazia sessões de regressão com a Alison e gravava as sessões ... ao que parece essas gravações foram roubadas e utilizadas para enganar as liars neste episódio de halloween ... provavelmente foi -A que as roubou.

      A parte da cabine e da estátua no lugar de Hanna foram muito estranhas hahaha

      Eliminar
  6. Eu adorei o episódio eheh, foi excelente. A parte da Grunwald é porque ela gravava as conversas com a Ali, aquelas conversas que disse a Spencer que tinham por telefone. A cabine telefónica houve um ponto que me parecia um elevador, não notamos a andar contudo pode ser que tenha andado. As gémeas não me pareciam crianças, uma dela parecia uma anã adulta. Adorei o momento do Caleb e da Hanna, foi perfeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso da cabine telefónica poder ser um elevador faz todo o sentido :O nunca me passou tal pela cabeça, mas agora que falas ... explica muita coisa!

      Sim, no fim parecia que uma delas seria adulta.

      Eliminar
    2. Parecia e se Ali estava ali e depois em Rosewood, como é que ela foi parar a Rosewood. Nós vimos uma loira na casa, ou era alguém com a máscara?

      Eliminar
    3. Quando? Na altura em que a Hanna estava presa na cabine?

      Eliminar
    4. Sim...
      PS: Uma coisa que não entendi é o papel que a Miranda agarrou na casa com a foto do senhor do autocarro...

      Eliminar
    5. Nem me lembrei de falar nisso ... mas também não entendi, penso que isso seja um mistério de Ravenswood e não de PLL ... veremos esse mistério ser resolvido no spin-off, espero eu :)

      Eliminar
    6. Eu vi na serie Ravenswood, que Miranda pegou aquele panfleto porque dizia que aquele homem do autocarro estava morto...contudo ele estava bem vivinho naquele autocarro...;)

      Eliminar
    7. Agora pensando bem o(a) anónimo(a) tem razão...

      Eliminar
    8. Sim era um papel igual ao que a Spencer recebeu do Toby quando ele andou escondido, ao menos é parecido.

      Eliminar
    9. Por acaso não reparei tanto nessas coisas :P vocês são bons!

      Já mandaram as vossas candidaturas para pertencerem à equipa do blog? É que estamos a precisar xD

      Eliminar
  7. Ali disse q era pior q algebra pq nos prolemas de algebra usamos "objetos" q não existem por isso é facil de lidar com eles, já esse problema q Ali está passando é real e não têm um resultado...na verdade, tem vários resultados conclusiveis, diferente da algebra q só tem uma resposta certa....e um desses resultados pode levar ao fim de Ali

    ResponderEliminar